19 logos vermelhos para lhe inspirar a criar o seu

Red logos header

Quer chamar atenção numa festa? Os especialistas da moda recomendam vestir-se de vermelho. É uma cor primária forte que captura a vista de todos.

Marcas conhecidas sabem disso há muito tempo e adotam a cor vermelha em seus logos. O efeito é literalmente, irresistível. Às vezes o logo é chamativo e praticamente grita para você parar tudo e olhar para ele. Outras vezes é mais sutil, mas o efeito é o mesmo – o logo nunca deixa de ser notado. Por que não seguir o exemplo destas marcas?

Ao final deste artigo você entenderá por que logos vermelhos são tão cativantes, e terá diversas ideias para se inspirar na hora de criar um logo vermelho para seu próprio negócio.

A psicologia por trás da cor vernelha

Por que a cor vermelha nos afeta de forma tão intensa?

Nosso cérebro reage automaticamente à cor vermelha, já que ela se associa a sinais de perigo ou fontes de comida e conforto. Enquanto você deve se afastar de frutas silvestres venenosas e animais ferozes, o brilho do fogo e o aspecto da carne recém preparada são muito atraentes.

Imagine um steak de carne e uma taça de vinho vermelho à luz da lareira acesa? Como essa cena faz você se sentir?

Algumas das emoções mais fortes relacionadas à cor vermelha são:

– amor

– calor

– animação 

– fome 

– energia

Sim, nós já evoluímos de uma sociedade de caçadores-coletores para uma complexa e avançada humanidade tecnológica, mas sinais de alerta, semáforos e presentes de dia dos namorados ainda são vermelhos, pois nossa resposta à esta cor ainda é muito forte.

19 designs de logo vermelhos e quentes

Já que existe tanta variedade de logos vermelhos por aí, vamos dividi-los em algumas categorias.

Logos de Comida

Veja só quantas lanchonetes populares usam o vermelho como cor básica de seus logos. Estas companhias adotam a tonalidade mencionada para sucitar a sensação de fome da sua audiência e para capturar sua atenção.

Se você pertence à indústria alimentícia, estude com cuidado como seus competidores combinam as cores e as imagens. Muitas vezes, o impacto mais significativo é alcançado ao adotar o vermelho como cor de fundo.

McDonald's

McDonalds logo

KFC

KFC logo

Pizza Hut

Pizza Hut logo

Domino's Pizza

Dominos Pizza logo

Nutella

Nutella logo

Wendy's

Wendys logo

Red Bull

Red Bull logo

Coca-Cola

Coca Cola logo

Roupas e varejo

Há muita competitividade na indústria têxtil, especialmente entre lojas físicas em centros de compras. Como estas empresas exibem o espírito de suas marcas e atraem seus consumidores?

Logos vermelhos são memoráveis e chamam atenção para lojas físicas, pela forma como a cor se destaca e por tornar suas placas bem legíveis, mesmo à distância.

O enérgico logo da Puma transmite movimento e animação. O logo da Renner faz com que a marca se destaque em ruas movimentadas e shoppings. A marca Lojas Americanas faz o mesmo, mas optou pelo fundo vermelho e texto branco.

Da próxima vez que você for fazer umas comprinhas, separe alguns minutos para perceber os logos de cada loja. Quais você nota mais facilmente, quais você reconhece?

Puma

Puma logo

H&M

H&M logo

Uniqlo

Uniqlo logo

Levi's

Levi's logo

The North Face

The North Face logo

Tecnologia e Mídia

Como empresas de tecnologia e mídia fazem com que seus logos sejam notados? Com um fundo de texto vermelho bem marcante e texto destacado em branco. Normalmente, você vê estas logomarcas em telas ou impressas, e a vibração dos tons vermelhos faz com que se destaquem e capturem atenção.

Caso seu negócio tenha uma presença online forte, não deixe de considerar quais aspectos irão garantir que ele pareça pular para fora da tela. Da mesma forma, ao imprimir folhetos ou pôsteres, adote o vermelho para que a cor dê vida à propaganda.

TIME

Time logo

YouTube

YouTube logo

CNN

CNN logo

Serviços Profissionais

Bancos, agências de investimentos e seguradoras não são as empresas mais badaladas, mas são muito importantes. Indústrias como a Vanguard adotam a cor vermelha em seu logo para transmitir profissionalismo, confiabilidade e segurança – tudo o que você procura numa empresa à qual você confia grandes somas de dinheiro. Eles querem que você saiba que está em boas mãos.

Mesmo que seu negócio não seja animado ou atraente, você ainda pode adotar tons vibrantes de vermelho para demonstrar profissionalismo e competência, ou para dar ares de novidade à indústrias normalmente mais “entediosas”.

Empresas como o Banco Citibank, por exemplo, usam um toque de vermelho, sem torná-lo a cor primária, exatamente para alcançar este objetivo.

Vanguard

Venguard logo

American Family Insurance

American Family Insurance logo

Santander

Santander logo

Bonus: quando criar um logo vermelho para seu negócio

Revisando rapidamente, a cor vermelha evoca diferentes sentimentos e emoções – como animação, energia e paixão – e é usada por marcas conhecidas para chamar a atenção da clientela. Trata-se de uma cor versátil que pode ser parte do logo em si ou do fundo e, combinada a outras cores intensas, transmite mensagens distintas para sua audiência.

Ao criar seu próprio logo, você procura chamar a atenção? Quer sucitar uma aparência de segurança e confiabilidade? Gostaria de ser conhecido como o local ideal para comer e beber? Ou será que seu negócio é ligado a amor e romance? Se respondeu sim a uma ou mais destas perguntas, considere adotar o vermelho.

Não há jeito certo ou errado de usar a cor vermelha, mas se você quer incluir valores e empolgação à sua logomarca, experimente incluí-la em seu design.

Agora é com você

Quer criar uma marca fervente?

Não tenha medo de tentar novas ideias e experimentar diversos designs para alcançar o resultado que você idealizou. Com nossa ferramenta de criação de logos, você pode trocar fontes e cores sem limite até chegar no visual dos seus sonhos, com as cores que mais combinam com você e com seu negócio. Há diversas formas de fazer a cor vermelha funcionar, porque não começar e tentar agora mesmo?